Os verbos HAVER, TER e FAZER na língua portuguesa

Bom dia a todos!

O nosso artigo de hoje abordará os usos dos verbos HAVER, FAZER e TER, por isso peço que prestem muita atenção nos exemplos. Embora seja dedicado a estudantes estrangeiros que estudam português, o conteúdo de hoje pode ajudar bastante os falantes língua materna.

O verbo haver, juntamente com o verbo ter, exercem a função de verbo auxiliar na formação dos tempos compostos de forma ativa (tinha/havia começado), todavia, existem também outros usos.

O verbo haver é usado, na forma impessoal (somente na terceira pessoa do singular), para indicar a existência de alguma coisa:

Ex.: há novos livros na biblioteca da escola; há muitas crianças no parque.

No português, o verbo TER é também usado em modo impessoal, indicando existência, sobretudo na forma coloquial:

Ex.: nos meus tempos de criança, tinha sempre um doce na geladeira; tinha muita gente/muitas pessoas na manifestação de ontem.

Tabela com conjugação impessoal do verbo haver em alguns tempos do indicativo

Presente do indicativo
Vai haverConstrução perifrástica IR + HAVER (conjugado no presente), usado para indicar eventos num futuro próximo: vai haver muitas brincadeiras hoje à tarde, na festa da Clarinha.
HaveráFuturo do indicativo
HaviaPretérito imperfeito do indicativo
HouvePretérito perfeito do indicativo

O verbo HAVER, na forma impessoal e no presente, é usado com algumas expressões temporais para evidenciar:

  • um momento pontual no passado – há dois anos estive na Itália; há duas semanas (atrás) estive na casa da minha avó.

Nota: apesar de alguns gramáticos e estudiosos não aceitarem, é amplamente usado (sobretudo na língua falada) o advérbio “atrás” depois a expressão temporal.

  • um intervalo de tempo que se estende de um momento no passado até ao presente – há anos venho sempre neste restaurante, a comida é muito boa.

Nota: nestes casos, o verbo HAVER pode ser substituído pelos verbos FAZER e TER, na terceira pessoa do singular – faz/tem anos que venho sempre neste restaurante, a comida aqui é muito boa.

Para evidenciar o momento inicial de um período de tempo, que começa no passado e se estende até ao presente, usa-se a preposição DESDE:

                Ex.: estudo italiano desde 2018; Ana vive nos Estados Unidos desde 2005.

Quando HAVER indica um intervalo de tempo que se estende de um momento no passado até um momento mais recente, é necessário conjugá-lo ao pretérito imperfeito:

Ex.: ela era advogada havia muitos anos.

Todavia, no português falado, é muito comum usar a forma no presente do indicativo – ela era advogada há muitos anos. Quando, ao contrário, usam-se os verbos fazer e ter, com a mesma função de haver, a correspondência temporal é mantida – ela era advogada fazia/tinha muitos anos.

Até breve e bons estudos!

Cláudia Valéria Lopes

Bibliografia:

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.

Piacentini, Maria Tereza, Língua Brasil – tira-dúvidas de português para estrangeiros. Curitiba: Editora Bonijuris, 2014,

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.