Oi, pessoal!
Quem é que já não ficou em dúvida na hora de usar as locuções “através de” ou “por meio de”? Pode parecer difícil, mas não é, por isso prestem atenção na explicação e nos exemplos.
1) através de – o vocábulo através é classificado como advérbio e significa “de lado, de través, transversalmente, de atravessado”: ex. Hoje de manhã, vi uma grande árvore caída através da estrada.
Antes de substantivo, "através" pede sempre a preposição "de" - ex.: gosto de caminhar através dos campos.
Algumas locuções com “através de“:
a) Ver o sol através das nuvens (pelo meio de);
b) O raio passa através da matéria (por dentro de, pelo interior de);
c) O ladrão entrou na minha casa através da janela/do portão (pela janela, pelo portão);
d) Esses problemas prolongam-me através dos anos (no decorrer de com significado de “medida de tempo”);
f) Ele gosta de caminhar através de ruas e vielas (de um lado para o outro com o significado de “qualquer espaço delimitado”);
g) É importante educar os filhos através de exemplos (sentido figurado “por meio de”, “mediante”, e, neste caso, as locuções em questão seriam sinônimas).
Terão percebido que “através de” tem o significado de movimento físico, pois, no fundo, nos dá a ideia de alguém ou alguma coisa que atravessa ou se move, com exceção do último exemplo.
2) por meio de – a “locução por meio de” tem o significado de “por intermédio de, mediante, fazer uso de” e refere-se à ideia de instrumento com o qual executamos uma determinada ação.
Alguns exemplos com a locução com “por meio de“:
a) Por meio de uma chave falsa, o ladrão conseguiu abrir a porta;
b) Os presentes foram entregues por meio dos correios;
c) Eles se comunicam somente por meio de cartas;
Há alguns linguistas menos normativos que aceitam o uso de “através de” e “por meio de” nas mesmas situações. Porém, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, as expressões em questão têm significados diferentes e devem ser usadas em modo distinto.
Até breve e bons estudos!
Cláudia Valéria Lopes
Se gostou do post, deixe um comentário!